Playlist – Internacional

Primeiramente, um *BANG* na minha cara de pau de deixar o blog sem atualização esse tempo todo. Mas eu tava com preguiça e NÃO SOU OBRIGADO. Mas vamos logo ao que interessa.

“MAS COMO ASSIM RAFAEL ISSO NÃO É UM BLOG DE MPB??????” Calma, biscat, eu explico. Nossos compositores também são finos e poliglotas e fizeram coisas maravilhosas em outras línguas. E, claro, nossos cantores são fodas e transformaram músicas internacionais em pérolas no cancioneiro nacional tb.

Então agarra seu passarporte, esse whisky paraguaio, enrola um cachecol nesse frio de 27° e dá o play!

1. Gal Costa – London, London

Caetano sempre gostou de paquerar a música gringa. Aqui, ele faz a homenagem ao ser lar durante o exílio na ditadura. Claro, tudo fica melhor quando temos a voz da Gal (que deixa ótimo até Atirei o pau no gato), com esse arranjo lindo também.

2. Caetano Veloso – Fina Estampa

Outra das aventuras de Caetano em línguas estrangeiras, dessa vez do CD homônimo, em que ele gravou várias delícias em espanhol (pelo visto, só vai dar Caetano aqui). Eu amo essa música com esse clima de marchinha/trilha sonora de bang bang.

3. Miucha – Joana Francesa

Aí vem Chico Buarque fazendo a linha fina e faz essa MARAVILHA de música que mistura francês e português, brincando com as sonoridades e significados das palavras nas duas línguas. Nessa, com uma das damas da bossa nova, tudo a ver com a voz rouca da Miucha.

4. Cássia Eller – Je ne regrette rien

Não conheço ninguém que não se apaixonou perdidamente por essa surpresa que abriu aquela delícia de acústico da saudosa Cassião. É, no mínimo, muito foda vc pegar toda a figura paraíba masculina do rock da Cássia e ver ela cantando Piaf. Eu sou apaixonado por essa versão, e se vc não é, trate logo de ficar.

5. Orquestra Imperial – Rue de mes souvenirs

Segura esse francês, Brasil! Bom, essa delícia obscuríssima tá perdida no lado B do único CD lançado pela Orquestra Imperial. O que é uma pena porque é das coisas mais lindas que tem por aí. Começando pela lindeza da composição do Moreno Veloso (oh!), passando pelo arranjo e claro, a suavidade da interpretação da Thalma de Freitas, que tá só melhorando.

6. Caetano Veloso – Currucucu Paloma

PODE TACAR PEDRA. A playlist é minha, o blog é meu e eu coloco o que eu bem entendo e merece reprise do Caetano, pelo simples fato de que essa música faz parte do Fale com Ela do Almodóvar, além de o próprio ainda fazer pontinha no filme cantando essa música. Fora que a música é ótima.

7. Los Hermanos – Cher Antoine

Outra delícia. Dessa vez aquele rockzinho bem marcado, com aquele toque de deboche que Rodrigo Amarante sabe colocar em praticamente tudo o que faz, deixando a música bem divertida (gente, ao vivo é melhor ainda???).

8. CéU – Papa

Essa música de brincadeira que tem só um versinho também é super divertida e, como estamos falando da CéU, muito pedante conceitual, eletrônica e cheia de detalhes e sons pra contrastar com a voz doce dela (delira no clipe psicodélico).

9. Maysa – Ne me quitte pas

SIIIIIIIM! Isso é que é clássico. Pode se revoltar, sapatão, mas quem é Maria Gadu comparada a toda essa carga de sentimento que Maysão coloca nessa música. Inclusive o próprio Jacques Brel, o compositor, falou que ninguém cantou essa música como Maysa.

Faltou alguma? Sijogou no francês descoladíssimo? Deixe seu depoimento.

(claro que tem download, vem!)

Sobre Rafael

Nascido e criado em BH, gosta de MPB e mais uma penca de coisas. Advogado por opção e gosto, pretenso cantor por necessidade.
Esse post foi publicado em Playlist e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário